sábado, 25 de maio de 2013

Desentupir canos

Se precisarem de desentupir canos, experimentem esta solução.



Deitem bicarbonato de sódio no ralo e depois vinagre, vai fazer uma reacção química com espuma, é normal.

Esperem 15 ou 20 min e deitem água a ferver.

Se necessário repetir o processo.

Não só desentope os canos como os desinfecta e acaba com as odores :)

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Inventórios da despensa, frigorífico e congelador

Aconselho vivamente a que mantenham inventórios actualizados de tudo o que possuem na despensa, frigorífico e congeladores/arcas.



Tentem manter sempre esta lista actualizada com os produtos, data de validade, data de congelação, quantidade, preço por unidade e em alguns itens data de abertura do pacote.

Se tiverem esta informação pouparão muito dinheiro em compras desnecessárias e alimentos que se estragão por passarem da validade, além disso, saberão qual o preço ideal que deve pagar por determinado produto (não se esqueçam de tentar acumular promoções e vales em todos os produtos que consigam).

Terão também uma ideia das quantidades que usam, por exemplo, sabem quanto tempo vos dura uma embalagem de detergente da loiça, ou um pacote de farinha, esta inforação permite-nos planear as nossas compras ainda melhor, já que na maioria dos produtos não necessitamos de um stock maior que 3 meses, já que a maioria das promoções são cíclicas.

Eu gosto de manter um ficheiro pendurado na despensa, assim posso actualizá-lo sempre que necessito, alé disso, tenho-o plastificado e escrevo com marcador de quadro branco, é só apagar e actualizar :)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Acabar com os cheiros no caixote do lixo

Os caixotes do lixo acabam sempre por adquirir cheiros.


Uma solução pratica para acabar com estes maus odores é colocar um pouco de bicarbonato de sódio no fundo do caixote, antes de colocar o saco de plástico.


O bicarbonato de sódio funciona como um deodorante, eliminando os cheiros desagradáveis que se podem acumular.

A dica acima não dispensa que o caixote seja esvaziado sempre que cheio, que os pingos sejam limpos imediatamente e que pelo menos uma vez por mês seja limpo a fundo.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Desinfectar locais escondidos em nossas casa

Existem alguns lugares que quando limpamos a casa muitas vezes no esquecemos e se os limpamos não os desinfectamos, no entanto, podem ser alguns dos locais que acumulam mais bactérias e consequentemente maior risco de transmissão de doenças e infecções.

Estes sítios devem ser desinfectados, no mínimo todas as semanas, muitos deles mais do que isso, passando com alcool ou lixívia.

Os interruptores da luz são um dos locais prefenciais para contagio de doenças. Todos os dias todos os membros da família acendem e apagam as luzes inumeras vezes e muitas delas com as mãos sujas.


Os puxadores da cozinha, quantas vezes estamos a cozinhar e precisamos de algo, lá vamos nós com as mão sujas e abrimos uma gaveta ou armário, o mesmo com a porta do frigorífico e congelador.

É necessário muita atenção, pois pode provocar contaminação entre alimentos, por exemplo, carne que pode ter bactérias que são eliminadas com o lume, mas tocamos no puxador de uma gaveta para retirar uma faca, entretanto levamos a carne ao lume e fazemos a salada, precisamos de outro utensílio e lá vamos novamente à mesma gaveta, quando tocarmos na salada estamos a passar as tais bactérias, que não desaparecem mesmo se lavarmos a salada bem e podem provocar doenças muito perigosas.

A mesma contaminação pode acontecer com os pingos de carne a descongelar para outros vegetais dentro do frigorífico.

Outro local que muitas vezes nos passa despercebido é o auscultador do telefone, ou o telemóvel, quando falamos ao telefone, colocamo-lo perto da boca e com o falar é natural que bactérias e particulas de cuspo microscópicas saiam das nossas bocas, por isso é outro sítio que necessita da nossa atenção.

As teclas de computador também devem ser desinfectadas, já que tendem à acumulação de detritos.

Os canos de nossa casa também podem acumular detritos que podem levar à formação de bolores, por isso devemos deitar 1 litro de água a ferver semanalmente, podemos ainda misturar um bocadinho de lixívia para tornar esta solução ainda mais eficaz.


Finalmente, as torneiras de nossas casas, necessitam de limpezas profundas, quantas vezes não as abrimos para lavar as mãos tendo-as sujas, depois lavamos as mão e voltamos a fechar a torneira, tocando novamente no mesmo sítio e contaminando com a sujidade que tinhamos anteriormente, isto pode ser perigoso, especialmente, na elaboração de alimentos.

Existem inúmeros locais deste género espalhados pelas nossas casas, as janelas, os interruptores dos aparelhos electrónicos, entre muitos outros, que necessitam um olhar e avaliação cuidados.



terça-feira, 21 de maio de 2013

Remover manchas de desodorizante

As roupas escuras facilmente ficam manchadas com nódoas de desodorizante, que são inestéticas e difíceis de sair com a lavagem.



Se têm peças de roupa a que isto aconteceu, experimentem enrolar um collant e esfregar a nódoa, na maior parte dos tecidos vai desaparecer imediatamente.

Mais simples e fácil não podia ser :)

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Exercício sem desculpas!

Fazer exercício tem inúmeras vantagens para a nossa saúde, mas para além disso faz-nos sentir bem, ficamos com mais energia, mais positivos e mais confiantes.

No entanto, arranjamos sempre imensas desculpas para não fazer ou não manter o exercício.



Quantos de nos tinham como resolução de ano novo fazer exercício, ou simplesmente dizemos que andamos demasiado ocupados, ou que é demasiado caro entrar para um ginásio?

O mais importante é arranjarmos uma actividade física de que gostemos e que nos possamos ver a fazer mesmo passados vários meses, qual é o sentido daquele novo exercício que é fantástico e super eficaz se o achamos aborrecido na primeira vez que o fazemos? Escolham algo de que gostem e vos dê prazer.

Em seguida decidam uma altura do dia em que vão fazer exercício e escrevam no vosso horário, não digam que vão tentar fazer exercício a essa hora, esse tempo passa a ser sagrado para vocês, afinal merecemos cuidar de nós próprios e as nossas famílias também merecem o melhor de nós.

Tentem arranjar um companheiro de exercício, um amigo ou envolvam a família, ter alguém que nos motive e a quem nós façamos o mesmo pode fazer toda a diferença.

Finalmente, existem imensas opções de exercício que são de borla ou quase.

Podem ir andar para um parque, à beira mar ou simplesmente passear e ver os monumentos da vossa cidade, mas andem depressa o suficiente para sentirem o vosso coração a acelerar, os mais desportistas podem mesmo correr ou andar de bicicleta.



Outra opção que eu gosto são os vídeos de exercício, existem imensos e pela internet conseguem-se alguns bons negócios em que não são dispendiosos, escolham um divertido e que gostem e toca a exercitar em frente à televisão!

Existem inúmeras opções, escolham algo de que gostem e sejam constantes, sem desculpas, sejam activos e mais saudáveis.

domingo, 19 de maio de 2013

Diferentes usos para a pasta de dentes

A pasta de dentes, para além de nos ajudar a manter um sorriso perfeito, tem muitos outros usos no dia a dia que muitas vezes desconhecemos.

Aqui têm 10 dicas para problemas em que provavelmente nunca pensaram em usar pasta de dentes (funciona melhor se a pasta não for gel):




1 - Remover marcas de lápis ou lápis de cera das paredes. Se a veia artística dos vossos pequeninos os fez deixar desenhos pelas paredes, ponham um bocadinho de pasta de dentes (sem ser gel) na parede onde as marcas estão, esfreguem suavemente com um pano macio e limpem com água morna.

2 - Se acabaram de cozinhar e não conseguem retirar o cheiro a alho, cebola ou peixe das mãos, experimentem lavá-las com um pouco de pasta de dentes.

3 - Limpar a base do ferro de engomar, se a base do ferro começa a pegar uma das soluções pode ser limpá-la com um pouco de dentífrico.

4 - As solas de borracha dos ténis ficam muitas vezes com marcas negras que são muito difíceis de tirar, mas não se utilizarem uma escova de dentes velha e pasta de dentífrica, que não seja gel.

5 - Evitar condensação em óculos, tanto nos óculos de piscina como nos óculos normais, se passarmos uma camada de pasta de dentes na lente e depois retirarmos ficará com uma protecção contra a condensação. A mesma técnica pode ser utilizada para evitar a condensação no espelho da casa de banho.

6 - Limpar riscos de um DVD ou CD, se têm riscos leves basta passar com um algodão com pasta de dentes sobre toda a superfície, passar com água e secar com um pano limpo, seco e suave.

7 - Limpar sapatos e malas de pele, os riscos em acessórios de pele desaparecem esfregando com um pouco de pasta de dentes e limpando em seguida com um pano limpo e húmido.

8 - Remover nódoas de caneta ou baton, dependendo do tecido um pouco de pasta de dentes pode ser a solução para remover estas manchas.

9 - Retirar manchas de água da madeira, manchas de água por exemplo de copos podem ser retiradas utilizando um pouco de pasta dentífrica e sal com um pano suave, limpar os restos com um pano húmido e deixar secar antes de colocar óleo para madeiras.

10 - Secar borbulhas, um pouquinho de pasta de dentes em cima de uma borbulha vai ajudá-la a secar mais rapidamente.