sábado, 18 de maio de 2013

As tarefas que mais odiamos

Existem sempre tarefas domésticas que odiamos, para uns é lavar a loiça, para outros passar a ferro, qual o segredo para conseguir fazer estas tarefas repetidamente mesmo não gostando?

Infelizmente, não há milagres, mas algumas dicas podem ajudar.



Para mim, o importante é encararmos tudo como uma benção disfarçada,.

Temos pratos para lavar, é óptimo sinal que temos o que comer e tivemos uma boa refeição caseira.

Roupa para passar, lembrarmo-nos de como é bom deitar nums lençois lavadinhos e bem passados, ou então, ver o nosso marido ou filhos com a roupa impecável.

Agendem estas tarefas mais ingratas para dias ou horas específicas, escrevam no vosso horário e não deixem para fazer noutra altura. Se não fizerem um dia no dia seguinte terão ainda mais para fazer e a vontade será ainda menor.

Lembrem-se que para muitas tarefas a prevenção é essencial, por exemplo, lavar carpetes, se não tiverem manchas difíceis porque não usamos sapatos em casa torna-se muito mais fácil. Outro exemplo será o de limpar o frigorífico se tiverem o cuidado de verificar se tudo o que lá colocam está impecavelmente limpo e sem pingos, entre muitos outras.

Uma boa gestão do lar deve ser constante e eficiente, eu gosto de pensar que devo gerir a minha casa como um hotel de 5 estrelas, deve ser o mais confortável possível, eficiente e com atenção aos pormenores.

Se nos sentirmos bem nos nossos lares, será mais fácil sairmos todos os dias para enfrentar os desafios lá fora com sucesso.

Conservar morangos por mais tempo

Cá em casa adoramos morangos de todas as formas, ao natural, em bolos, doces e até nas saladas...

No entanto, se deixados no frigorifico rapidamente ficam moles e até mesmo com bolor.




Se quiserem que durem mais tempo, nas condições iniciais, experimentem seguir este processo, pode ser usado não só nos morangos, mas com todos os frutos vermelhos:

Em primeiro, com os morangos ainda inteiros, lavá-los muito bem em várias águas.

Em seguida, deixá-los de molho numa solução de agua e vinagre por 15 a 20 min.

Finalmente, passe-os novamente por água limpa e arranje-os a gosto retirando os pés e as folhas.

O vinagre mata as bactérias e os esporos de bolor, ajudando os morangos a manterem-se impecáveis por muito mais tempo.


sexta-feira, 17 de maio de 2013

Funil Improvisado

Muitas vezes não possuimos um funil em casa, parece que nunca vamos utilizar, até que aparece uma situação em que precisamos e não temos nenhum disponível.

Agora podem seguir esta dica, se o que precisam de transferir é algo sólido, como por exeplo feijão, cortem um canto de um envelope e utilizem. Podem também utilizar um filtro de café com o mesmo efeito.



Se precisam de fazer a transferência de líquidos, cortem o canto de um saco de plástico.

Às vezes temos coisas em casa que podem ser utilizadas para mais que uma função e nem nos apercebemos. E vocês o que costumam utilizar para fins inesperados?


Benefícios das bananas

Quando acabarem de ler este post nunca mais vão olhar para as bananas da mesma forma!

Este fruto tão comum, que temos sempre na fruteira, tem afinal imensos benefícios escondidos para a nossa saúde.



Se não acreditam então vejam:

1. Energia: As bananas contém 3 tipos de açúcar: sacarose, frutose e glicose que dão imediatamente levantam os nossos níveis de energia. Alguns estudos indicam que 2 bananas proporcionam energia suficiente para 90 minutos de exercício intenso.

2 - Depressão: Ajuda na depressão, isto acontece porque contém triptófano, um tipo de proteína que o corpo converte em seratonina, conhecida pelos efeitos relaxantes, que melhoram o nosso humor e nos fazem sentir mais felizes.

3 - Anemia: Cheias de ferro as bananas estimulam a produção de hemoglobina e são um aliado na luta contra casos de anemia.

4 - Pressão Arterial: Sendo extremamente ricas em potássio, no entanto baixas em sal, são perfeitas para combater os problemas de pressão arterial.

5 - Concentração: Investigação tem mostrado que ao ser rica em potássio a banana ajuda na apredizagem, deixando os estudantes mais alerta.

6 - Obstipação: Ricas em fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a restaurar o funcionamento normal dos intestinos sem recurso a laxantes.

7 - Ressaca: Uma dos melhores remédios para a ressaca é um batido de banana adoçado com mel. Enquanto a banana acalma o estômago, o mel ajudar a recuperar os níveis de açúcar normais e o leite reidrata.

8 - Azia: As bananas têm um efeito anti-ácido natural, por isso, em caso de azia experimente comer uma banana para uma sensação de alívio.

9 - Enjôos Matinais: Comer bananas entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue e evitar o enjôo.

10 - Picadas de Insectos: Experimente passar a parte interior da casca da banana sobre a picada, ajuda a reduzir a irritação e o inchaço.

11 - Nervos: Ricas em vitamina B ajudam a acalmar o sistema nervoso.

12 - Úlceras: A banana é usada em dietas contra desordens intestinais devido à textura macia. Ajuda com o excesso de acidez e a reduzir a irritação ao revestir a mucosa do estômago.



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Acabar com a desordem, o mais difícil é começar!

Por vezes, todos sentimos que temos demasiadas coisas em casa, acabamos por não deitar nada fora porque podemos algum dia vir a precisar.

Na maioria das vezes esse dia nunca chega e os nossos roupeiros, gavetas, prateleiras, etc deixam-nos desanimados pela quantidade de coisas que lá estão e pelo difícil que é organizá-las e limpá-las.



Parece uma tarefe hercúlea, mas o importante é começar e não desistir.

Comece por uma área pequena, um roupeiro, ou mesmo apenas uma gaveta e não tente fazer tudo num dia.

À medida que for avançando e que tudo começar a ficar organizado e livre de demasiadas coisas vai começar a sentir-se mais entusiasmada e motivada para continuar.

A primeira coisa é arranjar o material que vai necessitar, sacos de plástico para o lixo, caixotes e outro material para o que pretender guardar.

Olhe para cada coisa que tem no espaço a organizar individualmente e pergunte-se: se é algo útil ou decorativo/bonito.

Agrupe tudo o que retirar em 3 grupos: manter, doar ou deitar fora.

Lembro que poucas mas bem escolhidas peças de decoração dão um ar mais agradável e limpo, valorize o que tem, em vez de esconder entre demasiadas coisas.

Agora que deve ter o espaço livre de tudo, aproveite bem para limpar a gaveta, móvel, e depois de bem seco, recomece a arrumar o que decidiu manter.



Lembre-se que cada coisa deve ter um lugar próprio, que divisórias e caixas ajudam a manter as coisas divididas e no seu lugar.

Para manter as coisas organizadas, é simples, lembre-se que tudo tem um lugar próprio e depois de ser utilizado deve ser imediatamente reposto nesse sítio.

Finalmente, olhe para o que fez e deixe que sirva de motivação para continuar para outros espaços.


Pirilampo Mágico

Começou ontem a Campanha Pirilampo Mágico que pretende, para além de angariar fundos para as associações Cerci´s e congéneres, a "Informação e Sensibilização da opinião pública sobre a problemática da pessoa com deficiência intelectual e/ou multideficiência procurando salvaguardar o direito à igualdade de oportunidades e o exercício da cidadania plena deste tipo de população." (http://www.fenacerci.pt/pirilampo/historial.html)
Esta é uma campanha que muito acarinho e que tem uma muito nobre missão.

Acho importante, os que têm crianças explicarem-lhes o valor de ajudar o próximo e a importância da inclusão de todos para uma sociedade melhor.

Vamos todos contribuir e comprar o Pirilampo Mágico!

Limpar Cobre

Com o tempo e a utilização os utensílios e panelas de cobre ficam manchados e descoloridos.



Para devolver o brilho e deixá-los como novos não são necessários químicos agressivos, basta seguir este truque muito simples.

Cortar um limão ao meio e colocar sal refinado na parte cortada, depois é só esfregar o cobre com a metade do limão. Atenção que utilizar sal grosso em vez de sal refinado pode riscar o cobre mais delicado.



Outra opção passa por fazer uma pasta com vinagre e sal refinado, com a ajuda de uma esponja esfregar esta mistura no cobre para lhe devolver o brilho inicial.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Planear Refeições

Organizar os menus semanais ou mensais considero ser uma das tarefas mais importantes para pouparmos e fazermos uma melhor gestão doméstica.

Antes de começarem a planear as refeições para durante a semana aconselho vivamente a que vejam o que têm na despensa e no congelador/frigorífico, esses alimentos devem ser os primeiros a integrar as refeições.




Pode poupar-se muito dinheiro utilizando os produtos que já temos, além disso evita-se que passem da validade ou estejam demasiado tempo congelados.

Uma boa opção será também a de verificarem os folhetos e as promoções que existem nessa semana, vejam o que podem comprar a um preço atractivo e planeiem as refeições adequadamente.

Outro passo muito importante, será o de pensarem as actividades que tenham durante a semana e poderão constrangir o tempo para cozinhar, por exemplo, um dos filhos tem jogos de futebol às terças ao final do dia,  então tenha isso em consideração e não se decida por uma receita muito demorada ou elaborada, mas algo mais simples ou rápido, o mesmo com consultas médicas, dias que trabalhem até mais tarde, etc...

Façam refeições nutritivas e equilibradas e tentem diversificá-las, se um dia é peixe no outro é carne, se o almoço for batatas, o jantar pode ser arroz, etc, todos os dias devem incluir fruta e legumes.



Usem legumes e frutas da época, para além de mais saborosos, estarão a preços muito mais económicos.

Coloquem a ementa por escrito (podem encontrar uma para começarem aqui).

Agora que sabem o que vão fazer durante a semana, podem fazer as compras, vão ver que sabem exactamente o que vão precisar e evitam gastos desnecessários.

Se algum dia falhar ou sobrar comer, não faz mal, utilizem as sobras para fazer uma refeição deliciosa e a que não foi feita esta semana pode passar para a seguinte!



Pele Fantástica! Esfoliante Caseiro

Tenho sempre dificuldade em encontrar bons esfoliantes e os preços não são convidativos.
Esta dica que vos deixo é sem dúvida o melhor esfoliante que já experimentei e além de ser caseiro é super económico. 

O truque é usar Bicarbonato de Sódio, sim, o que se usa nos legumes ou nos bolos, a verdade é que tem uma imensidão de utilizações, algumas das quais entraremos em detalhe em posts futuros.



A esfoliação é um dos passos mais importantes para uma pele perfeita, ajuda a limpar em profundida, retira as células mortas e deixa a pele prontinha a receber uma boa máscara ou hidratante.




Existem duas receitas e devem utilizar a que melhor se adapta ao vosso tipo de pele. Utilizem uma vez por semana.

Peles Normais/oleosas
Passar o rosto com água morna ou quente, para abrir os poros, simplesmente colocar um pouco de Bicarbonato de Sódio nas pontas dos dedos e massajar a face e pescoço com movimentos circulares. Retirar o produto com água, sendo que a última passagem deve ser com água fria para ajudar a fechar os poros.
Usar um bom hidratante.

Peles Secas
Misturar o Bicarbonato de Sódio com mel caseiro, se necessário adicionar um pouquinho de água, e seguir os passos descritos acima.

Vão ver que a pele fica luminosa e sem aqueles inestéticos pontos negros, melhor que muitas limpezas faciais em salões de beleza.
Experimentem!

terça-feira, 14 de maio de 2013

A Joaninha no Facebook

A Joaninha voou até ao Facebook, já lá temos a nossa página para que nos possam seguir mais facilmente.



Batatas fritas estaladiças!

Pois, eu sei que não é muito bom para a saúde ou para a linha, mas quem consegue resistir a umas batatinhas fritas estaladiças e como em tudo o importante é não haver exageros.


Deixo-vos aqui o meu truque para ter batatas mais estaladiças e secas.

Primeiro lavar bem as batatas descascá-las e cortá-las (eu gosto daquelas máquinas que cortam em rodelas bem fininhas), enquanto as vai cortando mantenha-as em água, no final, lavar muito bem até a água sair bem limpa, sem vestígios da goma natural das batatas, colocar sal e um pouco de vinagre (não se preocupem que não vão sentir o sabor depois de fritas).

Deixem as batatas dentro da água enquanto preparam outras coisas ou o óleo aquece e de preferência no frigorífico.

Fritem-nas sem carregar demasiado a fritadeira para que elas não tenham tanta tendência de colar.

Depois é só retirar o excesso de óleo e Bom Apetite!!!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Listas, listas e mais listas

Quem me conhece sabe que sou uma fanática por fazer listas, ajudam a organizar-me e faço-as para tudo.
Tenho uma lista para as tarefas do dia, lista de compras que vou actualizando durante o mês, listas inventários da despensa e do frigorífico, listas do que gostaria de fazer a longo prazo, etc.


Para quem esteja no início e a tentar organizar-se recomendo que comecem por uma lista com o que têm para fazer no dia seguinte ou na semana seguinte, depois de fazerem a lista vão ver que se sentem mais relaxados sem a preocupação de se lembrarem de tudo e no final sabe muito bem riscar as tarefas cumpridas.

Se houve tarefas que não concluiram não se preocupem, no final do dia transfiram-nas para o dia seguinte. O importante é não desanimar e não colocar demasiadas coisas na lista.

E vocês também fazem muitas listas ou como se organizam?

Olá a Todos!

Este blog nasce com o objectivo de compartilhar dicas sobre culinária, organização doméstica, beleza e um pouco de tudo o que nos pode ajudar a ser mais organizados e melhores nas tarefas domésticas e na nossa vida pessoal.

Acredito que devemos dar o melhor de nós próprios em tudo o que fazemos e cuidar da casa não deve ser excepção, para proporcionarmos um ambiente de amor, felicidade e paz para a nossa família.

Espero que seja um espaço agradável, útil e de interesse para todos.